quarta-feira, 3 de setembro de 2014

De trem, Recife - Maceió

Você já teve a oportunidade de fazer a viagem Recife - Maceió pela Linha Sul de Pernambuco? Ou mesmo uma viagem até alguma cidade da Mata Sul de trem? Bem, o Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco, com a trilha sonora de Zé Ripe, "Trem azul", tentou recriar em vídeo um pouco dessa viagem, utilizando fotos antigas e fotos recentes, além de alguns vídeos, das estações e outros pontos do trecho Recife - Paquevira, pouco antes da divisa entre Pernambuco e Alagoas. Vale a pena conferir e, para quem já teve a oportunidade de utilizar o trem azul, recordar, para quem não teve, pelo menos pode ter uma pequena ideia de como era essa viagem fascinante, cheia dos mais variados e belos cenários proporcionados pelas matas, túneis, pontes, riachos, canaviais, etc; elementos característicos da Zona da Mata.

11 comentários:

  1. Alguém sabe informar se a linha sul voltara a funcionar com trens de carga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, possivelmente, pois há uma ramificação da Transnordestina planejada para cruzar a Mata Sul.

      Excluir
  2. olha galera eu fico aqui pensando com seria bom essa linha ai ligando Recife a Maceió
    esse trem cortando toda esse trecho de novo seria bom demais um abraço

    ResponderExcluir
  3. eu andei muito de trem saia de palmares até
    são jose da laje Al estação Catende estação Maraial
    estação são benedito do sul estação Quipapá estação água branca estação paquevira estação serra grande estação são jose da laje e outra união dos palmares branquinha murici mecias erra um alegria só

    ResponderExcluir
  4. olha galera boa noite para todos e um prazer esta de volta para relembra a minha juventude erra muito bom
    no tempo que eu anda de trem ai no meu Pernambuco
    hoje moro na cidade de santa Isabel são Paulo mais meu coração esta ai em Quipapá Pernambuco em breve vou esta ia revê minha cidade de Quipapá boa noite a todos feliz 2016 para nós

    ResponderExcluir
  5. Meu pai Chico Alves foi ferroviário ( condutor) viajei muito com ele não só nesse trecho como tbm na linha centro( Sertânia/ salgueiro).

    ResponderExcluir
  6. Boa noite amigos das ferrovias! Pois é, estamos novamente por aqui buscando mais informações sobre a linha Recife a Maceió. Continuando a viagem de Fortaleza a Recife, segui por essa linha até Maceió, ficando decepcionado após o fim da linha, pois pensava que poderia vir até São Paulo de trem. Um abraço a todos e muito obrigado! (viajei no mês de Novembro de 1977)

    ResponderExcluir
  7. Ontem 15/09/18, eu tava assistindo o vídeo do trem que liga o Espírito Santo a Minas Gerais, um ótimo e belíssimo trem, com todo conforto e tecnologia da época de hoje. E fiquei imaginando como seria ótimo ter novamente um trem de passageiros que rodasse por nossa terra PE até Alagoas, Paraíba, e até Brasil a fora. Um sonho meio impossível, até aparecer uma pessoa que queira isso lá no Poder.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia sou morador na cidade de São Benedito do Sul e aqui tem peri-peri que era uma das pequenas estações como também o restrito da cidade iguarapeba essas estações mim faz da vontade de conhecer mais sobre essa linha sul seu pai andava muito não tive o prazer de andar só de ver a reforma que estava acontecendo em 2009 a 2010 que quando aconteceu as enchentes e destruindo grande parte de linha eu tenho fé que um dia ela irá voltar olha só alguém tiver mais e formações ou quiser um pouco de e enformação meu zap 993913743

    ResponderExcluir
  9. meu pai foi agente ferroviario da estacao de maraial, saudade

    ResponderExcluir