segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Estação de Arcoverde em chamas em seu centenário

  A estação ferroviária de Arcoverde, inaugurada em 1912, completa neste ano 100 anos. Nesta semana ocorreu com a edificação um fato que chocou parte da população local e a nós, amantes da ferrovia. A velha estação foi incendiada. Segundo a notícia postada no blog "Arcoverde de todos" (http://arcoverdedetodos.blogspot.com/2012/02/fogo-destroi-liga-dos-bois-na-estacao.html), o incêndio ocorreu na madrugada do dia 19 (Domingo), enquanto o cantor Zeca Baleiro se apresentava pelo carnaval da cidade. O fogo começara por volta da 1h40min da madrugada, justamente quando foi percebido por moradores das proximidades. Às duas da madrugada os bombeiros foram acionados, chegando à Arcoverde às 3h35min, quando o fogo já havia sido praticamente apagado por carros-pipa da Secretaria de Serviços Públicos, o que não conseguiu evitar os estragos no lado direito da estação,  onde o teto veio a baixo.
  Ainda, segundo a mesma publicação, os bombeiros suspeitam da precariedade das instalações elétricas da construção como causa do incêndio.
  Embora com o incêndio muito tenha se perdido, como o acervo da agremiação carnavalesca "Liga dos Bois"que ficava guardado e era confeccionado no local, o prédio não teve muito de sua estrutura afetada. Resta agora incentivar, apoiar e procurar ajudar à Associação Estação da Cultura, responsável pela preservação do local, à recuperar este patrimônio centenário e dar continuidade ao seu belo trabalho de promoção da cultura. (Site da Associação: http://www.estacaodacultura10anos.com.br/)

Abaixo fotos do ocorrido:
A estação após o incêndio (Fonte: http://arcoverdedetodos.blogspot.com)

(Fonte: http://arcoverdedetodos.blogspot.com)

Parte do telhado danificada pelo incêndio . (Fonte: http://arcoverdedetodos.blogspot.com)

(Fonte: http://arcoverdedetodos.blogspot.com)

A estação na hora do incêndio (Fonte: Facebook - Mandala de Teatro).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário