segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma reforma "a passos de tartaruga"

  A reforma da Estação Central do Recife é mais um exemplo do desinteresse dos governantes pelo patrimônio histórico do país. Há cerca de dois anos, esta bela construção que funcionava como porta de entrada para a estação Recife do Metrorec, encontra-se fechada ao acesso da população, isso por conta dos vagarosos trabalhos de reforma pelos quais está passando. Tal reforma visa a conservação do prédio para sediar o Centro Cultural do Banco do Brasil. Convém citar que também era lá onde funcionava o Museu do Trem que há anos está fechado, restando apenas as velhas máquinas expostas no saguão.
A estação Central (no detalhe), já em reformas. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2010.

A estação antes do início das reformas. (Foto: Arquivo pessoal - 2010). 

  É um absurdo o modo como é tratada a história ferroviária de nosso estado. Com relação a Central do Recife, primeiro encontrava-se sem conservação e tratada de qualquer forma. Agora encontra-se em uma reforma "a passos de tartaruga".
  Nota-se que a estação já está com uma nova aparência, com sua pintura bastante nítida e retocada, janelas consertadas, etc. Porém, em alguns cantos já se pode perceber a pintura se destacando.
  Quando finalmente for entregue, o prédio já vai estar precisando ser reformado novamente.
  E assim segue a Estação Central, um cartão postal isolado por causa de uma lenta reforma.

3 comentários:

  1. Estava procurando pela web alguem que criticasse essa demora ridicula, finalmente achei esse post.
    Passo todos os dias pela central, me dá muita tristeza vê-la fechada todos os dias, lembro da epoca em que, mesmo mal tratada, ela servia de passagem para a estação do metrô, era uma viagem diária a um tempo mais charmoso de recife. Gostaria de vê-la reaberta novamente.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a demora é grande. Vê-la aberta novamente é nosso desejo.

    ResponderExcluir
  3. reforma de estação sem trilhos é bola fora .cobrem trem turistico desses governantes faça protestos gente se mexam .não sejam moscas mortas kkkkk

    ResponderExcluir