quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MFPE: Como tudo começou

  Eu (André Luiz) já me interessava desde pequeno pelos trens embora não tenha os alcançado em seu pleno funcionamento. Sempre gostei de ir à estação Central do Recife com meus pais para ver aquelas velhas locomotivas e ficava fascinado com tudo aquilo. Lembro quando na Integração de Jaboatão, no fim da década de 1990, vi o Trem do Forró enfeitado seguindo para Caruaru e esta foi uma das poucas vezes que pude ver um trem funcionando. Foi maravilhoso!
  Em 2006, tomei conhecimento de que em nosso estado ainda havia um trem antigo, o Trem do Cabo. Daí, pela primeira vez, pude andar de trem. Contudo, já havia muitas vezes utilizado o metrô.
  Os anos passaram e eu sempre mantive esse interesse pela ferrovia, principalmente, por sua história, até que em 2008, tomei conhecimento no site "Estações Ferroviárias do Brasil" de que Pernambuco tinha muitos quilômetros de ferrovia e estações, em resumo, muita história a ser conhecida. A partir daí, tive o desejo de conhecer essas muitas estações. 
  Eu e minha família decidimos começar pela estação de Moreno, por sua proximidade de Recife e pelo fácil acesso. Então, no dia 29 de Setembro de 2008 fizemos, na verdade, um ótimo passeio onde conhecemos a agradável cidade de Moreno e, o principal objetivo, a velha estação ferroviária. Esse foi o marco inicial do Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco que foi mais tarde idealizado por completo, cujo objetivo é promover a preservação da história da ferrovia no estado.

Foto da estação de Moreno no dia 29 de Setembro de 2008, marco inicial do Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário