segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O trem na terra de Lampião

  Em 1957, era inaugurada a estação ferroviária de Serra Talhada, cidade natal do rei do Cangaço. Nessa época a ferrovia ainda era valorizada de uma certa forma em nosso estado, embora já estando sob certa decadência.
  A chegada do trem à Serra Talhada, como foi para centenas de outras cidades, significou um grande progresso no sistema de transportes, uma vez que era a melhor ligação com a capital, tanto para o transporte de passageiros como para cargas. À essa época estavam ocorrendo outros importantes acontecimentos da história ferroviária de Pernambuco como a consolidação da R.F.F.S.A. e a aquisição das locomotivas ALCO para o sistema.
   Seu Artur Rocha (avô do autor), 78 anos, relembra o passado da estação de Serra Talhada: " Muitas vezes os trens passavam horas e horas lá na estação de "Serra" para embarcar ou desembarcar gado." Ele relembrou também a plataforma da mesma lotada nos momentos em que chegavam e partiam as composições de passageiros. 
  Hoje a referida estação encontra-se preservada. Fica às margens da BR-232, próxima ao centro da cidade. Está bem preservada e funciona como uma espécie de Centro Cultural.
  Há tempos, trens não cruzam a plataforma da estação de Serra Talhada. A nova Transnordestina não passará pelo antigo trecho, apesar de cortar a cidade. No seu grande  pátio os vários desvios guardam as lembranças do que um dia foi o principal transporte local.
A estação ferroviária de Serra Talhada. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2009).

A estação a partir de um outro ângulo. Ao fundo pode-se ver o viaduto da BR-232 sobre a ferrovia. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2009).

O antigo armazém e uma garagem para auto de linha. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2009).

A estação, uma nova construção e a velha caixa d'água. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2009).

Pátio da estação ferroviária de Serra Talhada. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2009).

Vista do pátio da estação de Serra Talhada, sentido Recife. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2009).

5 comentários:

  1. Que saudade! Deveria os políticos da nossa cidade solicitarem uma locomotiva e vagões para ficafrem sobre os trilhos, no sentido de atrair turistas, uma espécie de museu ferroviário. seria interesssante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Isso incrementaria o turismo local e seria muito importante para a preservação da história ferroviária do estado.

      Excluir
    2. pelo que vejo das foto das ferrovias sucateadas ,lixo ,com trens e estações,dai de Pernambuco ,a décadas ,penso que esses governantes querem é destruir as ferrovias dai , o negocio deles é tirar lucro a curto prazo, depois só vão ver a cagada que deram ,oh pais de cagões kkkkkk a classe política !

      Excluir
  2. Que saudade, Meu pai foi ferroviário ai morávamos em frente.❤

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente esse é o pais que não valoriza o passado nem presente nem o futuro as ferrovias do nosso pais viraram lixo a cara dos políticos do Brasil da dó ver tanta ferrovia destruída e abandonada por isso que o nosso pais é o lixo que sempre será !!!

    ResponderExcluir