segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Estação Ferroviária de Bezerros

  A 1º de Dezembro de 1895, era inagurada pela Estrada de Ferro Central de Pernambuco a estação ferroviária de Bezerros. Nesta mesma data foram inauguradas as estações seguintes de Gonçalves Ferreira, Caruaru e São Caetano.
  A referida estação, possuía duas plataformas e pátio amplo. Seu prédio é muito grande, conjugado aos armazéns, o que dá a ideia de que a estação era bastante importante para a localidade. Realmente, a ferrovia trouxe grandes benefícios a Bezerros.
  Na década de 1980, a estação foi desativada. Durante anos permaneceu fechada. Segundo Robeval Lima, artesão local, famoso pela confecção dos Papangus que caracterizam o Carnaval local: "A estação estava esquecida, até quase foi incendiada (...)" O mesmo Robeval foi um dos responsáveis pela iniciativa de revitalização da estação e a transformação da mesma num ponto turístico da cidade.
  O Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco esteve lá em 2008. A atual "Estação da Cultura" abriga centro de informações turísticas; museu da cidade, com um surpreendente acervo e também há uma parte destinada ao acervo cultural. Pelo que vimos, a estação estava num ótimo nível de conservação. 
  Em uma de suas plataformas está um velho vagão de madeira onde podem ser compradas lembranças da cidade. O mesmo veio de Recife e foi recuperado, sendo preservadas as suas características originais.
A bela fachada da estação de Bezerros. (Foto: Arquivo pessoal - 2008).

Pátio da estação. No canto esquerdo da foto pode-se ver o início da plataforma secundária. (Foto: Arquivo pessoal - 2008


A plataforma principal da estação de Bezerros. (Foto: Arquivo pessoal - 2008).

O vagão de madeira estacionado no pátio da estação. (Foto: Arquivo pessoal -2008).


A estação de um outro ângulo. (Foto: Arquivo pessoal - 2008).
  A centenária estação de Bezerros é um exemplo do que poderia ser feito com as muitas estações que existem pelo estado.  
   

5 comentários:

  1. bezerros vira as costas para as ferrovias ,só balela mi.mi .mi ilário !

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita! Parabéns pela iniciativa de preservação!

    ResponderExcluir
  3. correção;a estação de Bezerros foi desativada na decada de 70,voltou a funcionar como espaço cultural em 1992

    ResponderExcluir
  4. Essa estação será operada pela CPTM em 2025 está no projeto !

    ResponderExcluir