quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vestígios de uma estrada de ferro para Limoeiro

  Em 1881 a G.W.B.R. inaugurou sua primeira ferrovia aqui em Pernambuco, compreendida entre Recife e Limoeiro. Seu traçado original partia da estação do Brum, seguia pela Ponte do Limoeiro e pela Zona Norte da cidade alcançando as estações de Encruzilhada (que se localizava no Largo da Encruzilhada), Arraial (próxima ao Arraial do Bom Jesus) até alcançar Camaragibe. Seguia neste trecho pelo que hoje é a Avenida Norte, cruzava os bairros de Jardim Primavera e Vila da Fábrica já em Camaragibe até chegar à esta estação.
 Desde pelo ao menos 1908, quando foi construída a Ligação Norte que saia da Linha Centro, após Coqueiral, passava pela Parada Lacerda (onde hoje fica o Terminal Integrado de Passageiros do Recife) e chegava até Camaragibe, os trens tiveram seu tráfico passado aos poucos para esta outra linha.
  Em 1934, com a centralização das partidas dos trens a partir de Recife para a Estação Central, Brum foi em pouco tempo abandonada pelo tráfego de trens totalmente.
  Há mais de 40 anos desativado, o trecho Brum a Camaragibe está desativado. A estação de Encruzilhada não existe mais, da mesma forma os trilhos que há muito já foram arrancados e possivelmente a estação de Arraial.
(Acima e embaixo) fotos da antiga ponte encontrada pelo MFPE (Fotos: arquivo pessoal -  Outubro de 2010)



  O trens ainda passam em Camaragibe vindos por Lacerda. Em 2010, nós fomos até o bairro de Vila da Fábrica em Camaragibe, procurar por vestígios do antigo trecho desativado. Depois de coletar algumas informações com moradores chegamos até uma ponte que passa sobre um canal que outrora era um riacho. Observamos características da ponte e sua localização que não nos deixaram mentir que realmente fez parte da antiga ferrovia desativada.





Na imagem: a antiga linha vinda do Brum (em preto), a avenida principal de Camaragibe (em vermelho) e  a Ligação Norte vinda da Parada Lacerda (em azul). (Imagem: google earth - 2011) 
De um ponto mais alto pode-se entender como se estendia a  linha entre Brum e Camaragibe  (em preto) e  a Ligação NOrte saída de Coqueiral (em azul). (Imagem: google earth - 2011) 

4 comentários:

  1. É a mesma linha que passava onde hoje é a Estrada dos Macacos, inclusive havia uma estação lá...

    ResponderExcluir
  2. Havia nesse trecho uma estação de nome Timbí, entre Camaragibe e macaco?.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom conhecer o histórico do que teve no passado na nossa região. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir