quarta-feira, 27 de abril de 2011

De estação a oficina

  Localizada no início do Agreste Pernambucano, a estação de Pombos (que leva o mesmo nome de sua cidade)  foi inaugurada no ano de 1886 pela E.F.C.P. (Estrada de Ferro Central de Pernambuco). A partir dali a ferrovia iria enfrentar as dificuldades de relevo impostas pela Serra das Russas para conseguir chegar a cidade seguinte, Gravatá. Foram longos 8 anos, construindo-se grandes viadutos e túneis até que em 1894, o trem finalmente chega a Gravatá.
Plataforma meio descaracterizada

  A estação de Pombos era como um aviso de que em alguns quilômetros o passageiro, mesmo às vezes desconfortável em sua poltrona, ia se deleitar com belas obras de arte que se contrastavam com a natureza. No início dos anos 80, como muitas outras, essa estação foi desativada, restando apenas a saudade daqueles que outrora passaram por aquela velha plataforma. O belo prédio da estação, tornou-se inicialmente uma espécie de museu, depois, esquecido de vez, abrigou e abriga uma oficina de carros e pelo que parece, também de móveis. Está um pouco descaracterizada, paredes sujas, etc. Será que este é o destino final de mais um patrimônio?
Frente da estação 

Plataforma da estação (Imagens: arquivo pessoal - 2009)

4 comentários:

  1. todas as noites algumas dezenas de pessoas ficavam eté tarde da noite na estacão de pombos esperando os trens cagueiros passarem era uma rotina gostosa, acho que isso se repetia em todas demais. mas soube que tem um projeto já aprovado pelo governo federal de um tren VLT Recife até salqueiro, e também o locomotiva alco 8 que rodava curado em jaboatão eté o cabo de santo agostinho irá fazer o trecho curado até carpina e paudalho, não é maravilhoso isso? como a fenix renascendo das cinzas...

    ResponderExcluir
  2. Todas as noites algumas dezenas de pessoas ficavam eté tarde da noite na estacão de pombos esperando os trens cargueiros passarem era muito gostoso ver trens com até 50 vagões em direção à Salgueiro e Recife. mais para nosso consolo soube que um projeto já aprovado pelo governo federal de um VLT partindo de Recife até Caruaru e também a reativação do modal ferroviário partindo da estação curado até paudalho e carpina, isso não é maravilhoso ? é a fenix renascendo das cinzas...

    ResponderExcluir
  3. junte as pessoas que gostem de ferrovias no domingo .limpem as estações capine o mato dos trilho .oh gente lerda só falar não resolve nada parte para a batalha !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso tem a haver com os munícipes de Pombos, porq a estação não é um patrimônio do governo como o oceano humano pensa, não, e sim, um patrimônio público. Só q o povão é uma tremendíssima maré mansa p,ra poder interferir nisso aí, como limpeza na área e mesmo restauração do imóvel e ser um centro cultural e mesmo um VLT p,ra o Recife.

      Excluir